Buscar

Estilo e diversidade

Atualizado: 23 de Ago de 2018




A história do design sempre esteve centrada essencialmente em referências trazidas da Europa e dos Estados Unidos. O que muitas vezes esquecemos, porém, é que várias das estéticas europeias e americanas beberam na fonte de outras culturas ao redor do planeta.


O movimento Art Déco, por exemplo, nasceu na França e rapidamente se espalhou pelo mundo. Um de seus maiores ícones está situado em Nova York na forma do imponente Edifício Chrysler, projetado pelo arquiteto americano William Van Alen e inaugurado em 1930 como a construção mais alta da sua época. Embora emblemática do eixo Europa-EUA, a estética Art Déco tem nas suas raízes uma grande influência oriental e egípcia. E não é sem motivo: o intenso contato com a cultura japonesa e grandes descobertas arqueológicas no Egito mexeram com o imaginário de importantes designers e artistas desse período.


Mas a cultura de outros povos não deve ser relegada ao papel de coadjuvante no estudo do design, ou seja, considerada apenas como uma referência a partir da qual mentes iluminadas da Europa e dos Estados Unidos criaram coisas espetaculares. A tradição e os conhecimentos técnicos acumulados nas mais diversas partes do planeta resultaram em criações igualmente fantásticas e, mais do que isso, totalmente autênticas.


A cultura de outros povos não deve ser relegada ao papel de coadjuvante no estudo do design.

Na busca pelos referenciais que norteiam as coleções da papelconceito, levamos em conta todos esses aspectos e reunimos estéticas de diferentes partes do mundo. Trazemos para o nosso repertório a enorme riqueza do continente africano, a exuberância peculiar das índias, a delicadeza elegante do oriente e a beleza natural dos trópicos. Até mesmo entre as escolas europeias e americanas, procuramos dar luz a estéticas que não são comuns quando se pensa no universo de eventos: a geometria do movimento holandês De Stijl; a austeridade combinada com um desenho limpo das terras frias da Escandinávia; o frescor dos países banhados pelo mar Mediterrâneo; a simplicidade mais do que elegante dos minimalistas... Todas essas são fontes riquíssimas de inspiração para celebrações cheias de personalidade e certamente traduzem o estilo de inúmeras pessoas por aí.

Longe de querer esgotar essas estéticas em apenas um moodboard, pretendemos representar o que cada uma delas tem de mais belo, mais especial e mais característico. Sabemos que todas essas culturas e correntes artísticas vão muito além do que a nossa percepção distanciada pode supor e, por isso mesmo, queremos celebrá-las e abrir as portas para que mais pessoas se interessem por conhecê-las. Nas nossas criações, procuramos interpretar esses conceitos de maneira moderna e bastante gráfica, fazendo uma leitura particular das formas, cores, tipografias e materiais que remetem a eles.

Essas culturas e correntes artísticas vão muito além do que a nossa percepção distanciada pode supor.

Com isso em mente, temos um imenso orgulho de promover a diversidade e possibilitar a realização de eventos únicos, fora do padrão e com muito estilo.

8 visualizações